22 nov 2021

Semana da Reabilitação Urbana está de volta com foco no “built to rent” e nos grandes projetos agregadores

22 nov 2021
Voltar
Desta terça-feira a quinta-feira, de 23 a 25 de novembro, conferências, workshops e seminários enchem o programa da 9.ª Semana da Reabilitação Urbana, promovida pela Vida Económica, com o apoio da Câmara do Porto.

O regresso ao formato presencial terá entre os temas principais a habitação multifamiliar para arrendamento (“built to rent”) e projetos como o Terminal Intermodal de Campanhã ou o Matadouro e marca a estreia no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.

A proposta da iniciativa é trazer ao debate “os temas estruturantes da reabilitação e regeneração urbana, com um olhar especial sobre a realidade da cidade do Porto”, com as principais associações do setor imobiliário e construção, as ordens profissionais e o universo académico, entre mais de uma centena de oradores convidados.

A edição de 2021 coloca o destaque em temas como a habitação multifamiliar para arrendamento (“built to rent”), a habitação acessível, o senior living ou a dinâmica do mercado de escritórios no Porto.

A importância de “grandes projetos mobilizadores” como o Terminal Intermodal de Campanhã ou o Matadouro que “estão a alavancar a transformação da zona oriental da cidade” também terão painéis dedicados.

Ao palco da Semana da Reabilitação Urbana do Porto sobem ainda os desafios da sustentabilidade, da industrialização, dos custos da construção, assim como os apoios públicos para a descarbonização e a importância da tecnologia.

A caminho de completar a dezena de edições, a iniciativa “afirma-se como o mais importante evento nacional de ativação do movimento de regeneração e renovação urbana e urbanística em Portugal”. Sendo de inscrição gratuita, dirige-se a profissionais e a particulares.

No ano passado, a Semana da Reabilitação Urbana arrancou com o debate “Economia, financiamento e cidade – Onde está o futuro?”, onde se discutiu o plano europeu de recuperação económica para ultrapassar a pandemia e as estratégias que as cidades devem adotar para enfrentar o futuro com mais confiança.

--

Fonte: Porto. (https://www.porto.pt/pt/noticia/semana-da-reabilitacao-urbana-volta-com-foco-no-built-to-rent-e-nos-grandes-projetos-agregadores)
Foto: IX Semana da Reabilitação Urbana